Sexta-feira
26 de Junho de 2026 - 

Acompanhe seu processo

Insira seu usuário e senha para acesso ao software jurídico

Notícias

Cotação Monetária

Moeda Compra Venda
DOLAR 4,85 4,85
EURO 5,32 5,32
LIBRA ES ... 6,19 6,20
PESO (ARG) 0,01 0,01
PESO (URU) 0,12 0,12

Cotação da Bolsa de Valores

Bovespa 0,92% . . . .
S&P 500 0,31% . . . .
Dow Jone ... % . . . .
NASDAQ 0,02% . . . .

Previsão do tempo

Segunda-feira - Campinas...

Máx
34ºC
Min
21ºC
Parcialmente Nublado

Terça-feira - Campinas,...

Máx
34ºC
Min
23ºC
Parcialmente Nublado

Quarta-feira - Campinas,...

Máx
35ºC
Min
24ºC
Parcialmente Nublado

Quinta-feira - Campinas,...

Máx
35ºC
Min
23ºC
Parcialmente Nublado

TJSP, Unicamp e Fundação CASA inauguram projeto voltado à saúde de adolescentes internados

Recursos ultrapassam 1 milhão de reais. O Tribunal de Justiça de São Paulo, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação CASA), realizou, nesta sexta-feira (26), solenidade de inauguração do projeto “Tribunal de Justiça, Unicamp e Fundação CASA: juntos pela saúde e bem-estar dos adolescentes internados”, no fórum “Doutor Alberto Pinto de Moraes”, em Campinas, com a entrega simbólica do cheque no valor a ser destinado pelo Poder Judiciário. Primeira a fazer uso da palavra, a juíza diretora do fórum, Renata Oliva Bernardes de Souza, ressaltou a importância de a comarca receber a cúpula do TJSP para “a inauguração de um projeto que representa de forma concreta aquilo que o Poder Judiciário pode oferecer de melhor à sociedade: a capacidade de transformar decisões em oportunidades, sanções em esperança, recursos financeiros em instrumentos efetivos de mudança de vidas. [...] É uma enorme alegria participar de um projeto como esse que demonstra, com absoluta transparência, como o Judiciário pode atuar de forma inovadora, responsável e profundamente comprometida com a construção de uma sociedade melhor. Esse projeto nasce da união de instituições que compartilham o mesmo propósito: oferecer uma nova perspectiva a adolescentes em conflito com a lei. O Tribunal de Justiça, a Unicamp e a Fundação Casa unem conhecimento, experiência e compromisso público para desenvolver uma iniciativa que coloca a dignidade da pessoa humana e a proteção integral da juventude no centro de sua atuação. Gostaria de destacar o trabalho fundamental desempenhado pelos magistrados envolvidos, de um lado meu querido amigo Marcelo da Cunha Bergo(Vara da Infância e da Juventude, Atos Infracionais e Medidas Socioeducativas de Campinas), responsável pela condução das medidas socioeducativas, que diariamente enfrenta o desafio de acreditar na recuperação daqueles que ainda estão em fase de formação e desenvolvimento. De outro lado, meu também queridíssimo amigo Sergio Araújo Gomes(Vara do Juizado Especial Criminal de Campinas), que encontrou uma forma extremamente inteligente e socialmente responsável de dar destinação aos recursos provenientes das prestações pecuniárias, transações penais e das suspenções condicionais de processos, transformando valores da prática de infrações penais em investimento direto na prevenção da reincidência e na construção de trajetórias de vida”. O autor do projeto, professor Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho, contou sobre o início das atividades e ressaltou que hoje o projeto ganha uma parceria concreta e financeira do Poder Judiciário. Ele lembrou o início das ações, em 2018, para melhorar a assistência dos internos da Fundação Casa. “Os 120 alunos do curso de graduação de Medicina da Unicamp frequentam a penitenciária feminina e a Fundação Casa e, nesses ambientes, têm um aprendizado que é importante para a formação, que vai além da técnica de atingir os objetivos propostos pelas diretrizes curriculares. A Unicamp não vai a nenhum desses cenários para substituir a rede de saúde, ela vai para complementar a relação com as unidades básicas e com o Programa Nacional de Proteção à Saúde do Adolescente em Conflito com a Lei. [...] Nenhuma instituição por si só é capaz de fazer tudo. Desde 2021, buscávamos alternativas para incluir psiquiatra, psicólogo e assistente social na equipe de docentes que trabalha com essa população. Com o recurso ora liberado pela justiça criminal incluiremos na equipe profissionais especializados.” As palavras da pró-reitora de Extensão, Esporte e Cultura, professora Sylvia Furegatti, que falou em nome da Unicamp, também foram de orgulho e agradecimento. “Muito nos honra fazer o compartilhamento desse importante projeto. A Unicamp tem buscado a convivência e a atuação direta com os agentes públicos atentos às políticas públicas de valor, de melhora da qualidade de vida, de melhora dos aprendizados, das nossas relações que podem mover para longe e para cima a nossa sociedade. É disso que se trata nesse encontro de hoje.” Em nome da Fundação Casa, a superintendente de Saúde, Maria Angélica Alves da Silva, também agradeceu a parceria. “É um reforço do atendimento que acontece na Fundação Casa. Quero agradecer profundamente à Unicamp, agradecer ao Poder Judiciário que une essas forças em prol do redirecionamento de trajetória de vida dos adolescentes da Fundação Casa. Muito obrigada pela parceria.” Também presente à cerimônia, o prefeito de Campos, Dário Saadi, parabenizou a “renovação dessa parceria tão importante e agora com recursos. Sabemos que a função da Justiça é aplicar a lei e quando essa iniciativa, além de aplicar a lei, dá um passo à frente em um programa como esse, isso, sem dúvida, traz muito mais resultado do que a aplicação da lei pura e simples. Em Campinas temos feito um esforço muito grande para que diminuam os casos de adolescentes infratores.” Ao abrir seu pronunciamento, o presidente Francisco Eduardo Loureiro fez uma breve citação sobre o momento pelo qual as instituições hoje passam. “Essa solenidade foi marcada por duas razões. Hoje as instituições sofrem um grande desgaste e a instituição à qual nós pertencemos não é exceção. Ao contrário, nós nunca passamos por uma crise de imagem e de confiança tão grave quanto a que vivemos hoje. Por isso, é fundamental que resgatemos a nossa reputação por meio de ações afirmativas com políticas sociais. E essa foi a oportunidade de demonstrar à população em geral que o Judiciário não é aquele que julga apenas ações estruturais que causam grande polarização nos tribunais superiores. Os juízes de Direito são aqueles que decidem o dia a dia do cidadão, são os decidem o patrimônio, a família e a liberdade de pessoas comuns no seu dia a dia. Esse é o papel do nosso juiz estadual. Lembrem-se que a confiança, para nós do Judiciário, é fundamental. Sempre que julgamos um caso, e julgamos 9 milhões no ano passado, alguém ganha e alguém perde. Alguém é vencedor e alguém é vencido e é fundamental que aquele que saia vencido, ele pode não ficar contente, mas que ele saiba que foi julgado por um juiz imparcial e íntegro. Essa é a marca do Tribunal de São Paulo. Hoje nosso grande desafio é trazer à população que a magistratura de São Paulo é feita por homens e mulheres, servidores públicos profundamente comprometidos em julgar muito e julgar bem, de forma íntegra e imparcial. Orgulho-me de ser presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo. Há erros? Claro que existem. E os erros são devidamente sancionados. Ou seja, a regra em São Paulo é: cada um responde pelo seu ato. A segunda regra: quando sancionamos um juiz porque ele errou, isso, de algum modo, beneficia toda a instituição porque a imensa maioria de juízes e juízas é feita de pessoas corretas e sérias, que não podem sofrer danos reputacionais pelo erro pontual de um outro colega. Feita essa abertura, quero dizer que esse convênio entre o Tribunal, a Unicamp e a Fundação Casa contou com a participação de dois magistrados que representam o que é a magistratura de São Paulo: o doutor Sergio Araújo Gomes e o doutor Marcelo da Cunha Bergo, que foram muito além da sua atividade jurisdicional e tiveram a coragem de destinar parte das verbas que arrecadam com sanções pecuniárias, transações penais e suspensões condicionais de processo revertendo-as de modo proveitoso e criativo em proveito da população. [...] Quando direcionamos recursos à Unicamp para que forneça profissionais habilitados à Fundação Casa isso é a um só tempo uma questão de dignidade da pessoa humana e de política de segurança pública. É fundamental que o adolescente infrator, que hoje está em situação de internação, possa se recuperar, que ele possa se integrar à sociedade.” Também participaram da cerimônia o vice-presidente do TJSP, desembargador Luís Francisco Aguilar Cortez; a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Silvia Rocha; a presidente da Seção de Direito Público, desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani; o coordenador da 8ª Circunscrição Judiciária – Campinas, desembargador Alexandre Carvalho e Silva de Almeida; o comandante da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada, general de brigada Deocleciano José de Santana Netto; o coordenador da área de Educação do Centro de Apoio Operacional Cível e de Tutela Coletiva, promotor de Justiça Rodrigo Augusto de Oliveira, representando o procurador-geral de Justiça; o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), juiz Thiago Elias Massad; p; a defensora pública Luciana Maschietto Talli Sandoval, representando a defensora pública-geral; o diretor da 4ª Região Administrativa Judiciária (4ª RAJ – Campinas), Nelson Augusto Bernardes de Souza; os desembargadores Euvaldo Chaib Filho, André Carvalho e Silva de Almeida, César Eduardo Temer Zalaf, José Henrique Rodrigues Torres, Mauricio Henrique Guimarães Pereira Filho, Eduardo Velho Neto, Daniel Blikstein, Candido Pedro Alem Júnior (coordenador adjunto da 15ª CJ – Catanduva), Raymundo Amorim Cantuária (coordenador adjunto da 5ª CJ –Jundiaí), Nazario Guirao (coordenador adjunto da 54ª CJ – Amparo), João Carlos Garcia; o juiz substituto em 2º Grau, Richard Paulro Pae Kim; os juízes assessores da Presidência Mauro Antonini (Jurisdicional), Jovanessa Ribeiro Silva Azevedo Pinto (Designação de Magistrados) e Renato Siqueira De Pretto (Recursos Humanos); os juízes assessores da CGJ Rodrigo Nogueira, Wagner Roby Gidaro, Alexandre Pereira da Silva, Luciana Netto Rigoni e Tatiana Saes Valverde Ormeleze; os juízes diretores de fóruns Sergio Augusto Fochesato (Mogi Guaçu), Egon Barros de Paula Araújo(Foro Regional de Vila Mimosa – Campinas) e Adriana Barrea (Mogi Mirim); o diretor do Deinter -2, delegado de polícia Oswaldo Diez Júnior; o tenente coronel PM André Luís Mari Pereira, representando o comandante do CPI-2; o diretor regional da Fundação Casa em Campinas, Eder Carlos Trindande; o coordenador da 3ª Região da OAB, Guilherme de Almeida Gay, representando o presidente da 3ª Subseção OAB – Campinas; o presidente da Associação Atlética Ponte Preta, Luiz Antônio Alves Torrano; magistrados, integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Advocacia, secretários municipais, profissionais da Fundação Casa, integrantes da comunidade acadêmica da Unicamp e servidores do Judiciário. Sobre a parceria – A iniciativa, que envolve a Vara da Infância e da Juventude Infracional e a Vara do Juizado Especial Criminal da Comarca de Campinas, parte do contexto de vulnerabilidade social dos jovens atendidos, muitos deles com vínculos familiares fragilizados, e propõe um acompanhamento integrado em saúde. Também busca ressignificar o período de internação como uma oportunidade de intervenção qualificada, voltada à ampliação de perspectivas e ao fortalecimento de trajetórias de cidadania. Financiada com recursos provenientes de prestações pecuniárias e medidas como transações penais e suspensões condicionais do processo, a iniciativa reforça a destinação social de valores oriundos de medidas alternativas. O projeto tem duração prevista de três anos, com investimento total estimado em R$ 1.026.254,72 — cerca de R$ 342 mil por ano. A execução contará com equipe médica e técnica (formada por profissionais das áreas de saúde) vinculadas à Unicamp. O plano de trabalho está estruturado em cinco eixos: prevenção, com diagnóstico precoce e ações planejadas de saúde; atuação reativa em casos de demanda imediata; atenção à saúde mental em situações de maior complexidade e capacitação da equipe; ações educativas voltadas ao autocuidado e à cidadania; e iniciativas culturais, com incentivo ao contato com literatura, artes e música. O projeto também se ancora no artigo 227 da Constituição Federal, que estabelece o dever compartilhado entre Estado, família e sociedade de assegurar, com prioridade absoluta, os direitos fundamentais de crianças e adolescentes. Coordenado pelo professor Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho, da Unicamp, baseia-se em experiência prévia já consolidada de atendimento a adolescentes na Fundação CASA, com resultados positivos ao longo dos últimos anos. Mais fotos no Flickr. Siga o TJSP nas redes sociais: www.facebook.com/tjspoficial www.x.com/tjspoficial www.youtube.com/tjspoficial www.flickr.com/tjsp_oficial www.instagram.com/tjspoficial www.linkedin.com/company/tjesp
26/06/2026 (00:00)
© 2026 Todos os direitos reservados - Certificado e desenvolvido pelo PROMAD - Programa Nacional de Modernização da Advocacia
Visitas no site:  10269902
Pressione as teclas CTRL + D para adicionar aos favoritos.