30/10/2024 -
12h573ª Vice-Presidência realiza casamento comunitário na Comarca de PradosCerimônia foi realizada pelo Cejusc no município de Dores de Campos
A 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Prados, realizou, no dia 25/10, um casamento comunitário no município de Dores de Campos. A ação de cidadania ocorreu no Clube Dorense com participação de 29 casais, que converteram suas uniões estáveis em casamento civil.
Casais, padrinhos e convidados presentes na cerimônia de casamento comunitário em Dores de Campos ( Crédito: Agin / TJMG )
A juíza coordenadora do Cejusc da Comarca de Prados, Tatiana de Moura Marinho, destacou a importância da iniciativa para os cidadãos envolvidos. “É com muita satisfação que realizamos mais um evento do Cejusc do município de Dores de Campos, na Comarca de Prados. Além de trazer acesso aos serviços de uma forma facilitada, tais eventos integram nossa equipe de trabalho, que se torna cada vez mais unida e eficiente”, afirmou.
Segundo a magistrada, a conversão da união estável em casamento, além de status social, traz segurança jurídica para os noivos e reduz a demanda represada na Comarca. “Parabenizo cada noiva e noivo pelo empenho em se manterem firmes aos ditames da lei. Aproveito o ensejo para parabenizar meus pais, que completam hoje (25/10) 45 anos de casados. Também parabenizo meu companheiro de trabalho, o promotor Antônio, que completa este mês 47 anos de casado”, disse.
Momento em que os casais trocam votos e alianças no evento do dia 25/10 ( Crédito: Agin / TJMG )
A juíza Tatiana de Moura Marinho ressaltou ainda a importância da família: “A família é a base da sociedade! Agradeço à equipe do Fórum de Prados, toda a equipe do Cejusc, do Recivil, da Câmara Municipal, da Prefeitura de Dores de Campos e demais parceiros pela profícua contribuição. O evento foi um sucesso em virtude do empenho de cada um de vocês.”
Realização de um sonho
O casal Valdirene Silva Neto e Joélio Aparecido Bernardino Neto estava presente em Dores de Campos e expressou sua satisfação em fazer parte do evento. “Achei muito bom não ter de pagar. Ajudou muito as pessoas que queriam casar, mas não conseguiam por conta dos custos”, afirmou Valdirene.
O casal Joélio e Valdirene converteu a união estável em casamento ( Crédito: Agin / TJMG )
Joélio disse que a iniciativa foi muito interessante: “Tomara que venham mais atitudes assim para beneficiar mais pessoas. Nós ouvimos sobre o evento na rádio e viemos aproveitar a oportunidade.”
Outro casal beneficiado pela iniciativa foi Tiara Luciene e Ademir Geraldo Elias, que expressaram alegria pelo o significado do momento para eles. “Foi tudo maravilhoso. Quando me disseram que iria acontecer o casamento, pensei que ia demorar, mas foi muito rápido. Agradecemos demais por esse momento”, disse Tiara.
O casal Ademir e Tiara foi um dos que participaram da cerimônia em Dores de Campos ( Crédito: Agin / TJMG )
Ademir também falou sobre a oportunidade: “O casamento civil é muito caro. Agradecemos muito pela oportunidade que nos deram de realizar esse sonho sem custos. Espero que ocorra novamente e mais pessoas que não tenham condições financeiras consigam também participar do evento.”
Parcerias
A cerimônia ocorrida no dia 25/10 em Dores de Campos foi possível graças à parceria entre importantes instituições da cidade. Além da atuação da equipe do Cejusc da Comarca de Prados, com o apoio de representantes da 3ª Vice-Presidência do TJMG, houve participação do Cartório de Registro Civil de Dores de Campos, juntamente com o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil da Pessoas Naturais de Minas Gerais (Recivil), para o registro e a expedição da documentação necessária para os casais.
A escrivã do Fórum da Comarca de Prados, Emiliana Aparecida de Melo, entrega certidão de casamento para a um dos casais participantes ( Crédito: TJMG / Divulgação )
A organização também contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Dores de Campos, através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
A coordenadora do Cras, Márcia Teixeira Marques, afirmou que foi uma satisfação muito grande fazer parte do momento de realização para os casais. “De uma cerimônia repleta de significados, fortalecimento dos laços familiares e valorização da família. Não é apenas uma celebração de amor e compromisso, mas também um símbolo de inclusão e cidadania. O Cras, em parceria com o Cejusc, sente-se honrado em proporcionar essa oportunidade de oficializar a união de forma digna e especial”, disse.
A banda da Policia Militar da 13ª RPM se apresentou na cerimônia do dia 25/10 ( Crédito: Agin / TJMG )
A escrivã do Fórum da Comarca de Prados, Emiliana Aparecida de Melo, participou da entrega das certidões de casamento aos casais participantes e disse que foi muito gratificante: “Sem dúvidas, um momento lindo, de simbologia ímpar, repleto de amor e respeito mútuo. Afinal, a família é a primeira sociedade que convivemos e que levamos por toda vida, o nosso bem mais precioso e que deve ser sempre valorizado. Parabéns aos casais, ao Cejusc de Prados e a todos os envolvidos que fizeram esse momento lindo acontecer.”
A celebração contou ainda com a participação da Banda de Música do Estado Maior da 13ª Região da Polícia Militar.
Mesa de autoridades, da esq. para a dir.: pastor Márcio Anísio Martins; diácono Andreza Fernando da Costa; coordenadora do Cras, Márcia Teixeira Marques; tabeliã Hayane Aparecida; escrivã Emiliana Aparecida de Melo; assistente social Dayana Santos; e a psicóloga do CRAS Monique Emanuele de Assis ( Crédito: Agin / TJMG )
Presenças
Compuseram a mesa de honra do evento o pastor Márcio Anísio Martins; o diácono Andreza Fernando da Costa; a coordenadora do Cras de Dores de Campos, Márcia Teixeira Marques; a tabeliã do Cartório de Registro Civil do município, Hayane Aparecida; a escrivã do Fórum de Dores de Campos, Emiliana Aparecida de Melo; a assistente social Dayana Santos; e a psicóloga do Cras, Monique Emanuele de Assis.
O casamento comunitário foi conduzido pelo locutor Ismar Luiz de Carvalho, e contou ainda com a presença de padrinhos e convidados dos casais e representantes das instituições parceiras.
Equipe do Cejusc local e da Assessoria da Gestão de Inovação da 3ª Vice-Presidência do TJMG ( Crédito: Agin / TJMG )
Cejusc
O projeto Cejusc Itinerante, coordenado pela 3ª Vice-Presidência do TJMG e executado com apoio da Assessoria da Gestão da Inovação (Agin), tem como finalidade proporcionar o acesso facilitado à Justiça e promover a resolução pacífica de conflitos junto à comunidade, nos moldes das Resoluções nº 125/2010 e nº 460/2022, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Os Cejuscs são unidades do Poder Judiciário responsáveis pela realização e gestão de sessões de conciliação e mediação, sem prejuízo de outros métodos consensuais de resolução de conflitos, bem como pelo atendimento de cidadania e informações públicas aos cidadãos.
O Cejusc da Comarca de Prados foi instalado em 18/5 de 2020, por meio da Portaria Conjunta nº 978/PR/2020, e funciona de segunda a sexta, das 12h às 18h, na Rua Odilon Campos Andrade, 8, Centro, Prados/MG. O contato pode ser feito pelo telefone (32) 3353-6336 ou pelo e-mail cejusc.pad@tjmg.jus.br.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial